Descobri minhas origens em Istambul


 Okay. Por onde começo? Nem eu sei.

Era uma vez uma pessoa normal (okay, eu nunca fui muito normal...). Mas era uma vez uma pessoa que tinha uma vida... opa... risquem isso também... normalmente eu dedicava boa parte do meu tempo a escrever. Daí, eis que tive que fazer uma cirurgia na mão que me obrigou a ficar quieta e colocar a escrita um pouco encostada. E foi o que fiz.
Então eu li. Li pacas. Tirei o atraso de vários livros que eu precisava. Mas uma coisa andava me pentelhando... A loucura das meninas por um tal bonitão de uma novela turca...
Eu, no meu auge de pensamentos coerentes pensei:

  "puuuf... sasminas são todas looookas, mano... novela turca? Wadarréu... o povo está falando em TURCO! Aloooooou!!!"

 Tudo bem, eu sei que no Brasil já tivemos algumas novelas turcas traduzidas, mas aqui estamos falando de Novela TURCA mesmo. EM TURCO. Traduzida por grupos de fãs que fazem aquele esforço em conjunto para traduzir o ininteligível aos nossos ouvidos a la língua portuguesa...

Aí pensei de novo ( quando eu penso é uma loucura... sai fumaça e tudo...):

"Ah, vamos lá... bora ver dequalé desse trem. Tu tá a toa mesmo ( essa era eu conversando com minha pessoa louca interior...)."

Fui lá. Estalei os dedos. Entrei no youtube e digitei o nome do trem:

ERKENCI KUş ( até o final do post eu caço o caractere correto que devemos usar nesse trem, só sei que vc tem que falar com um sotaque fofíneo... algo como "Er-kendji Kuuuuush". Pense em cuzcuz. Pronto. Inclusive, Cuzcuz é uma palavra árabe. Ará!!! )

Para quem não sabe, vai a tradução:

Erkenci = Madrugador
Kuş = Pássaro

Pronto. Já ensinei um trequinho. Viram como sou legal?

Tá. Por favor. Não posso negar um fato óbvio.
O grande motivador para arriscar assistir tem um nome:

Can Yaman. O ator principal. Yaaaay. Grande motivador.
Ainda mais para nós, viciadas em livros e em mocinhos.


Hello, hello, güzel.

Tenho que confessar: falou novela turca, fui logo pensando no quê? Hein? Hein? No nariz turco. São famosos. Sejamos honestas. Essa é a realidade.
Qual não foi minha surpresa ao me deparar com este Kebab. Opa, mocinho. 
Pensei eu: "céus... onde você se escondia, homem? Todo esse tempo?" Daí, futucando a vida alheia acabei percebendo que eu já até tinha visto o moço nesses posts de 'bonitões do mundo árabe'. Embora, vamos esclarecer umas curiosidades aqui...

Can Yanam, e vamos à curiosidade número 1: O nome se pronuncia "Djan", porque o C, na língua turca, tem o som de Djê. Rá. Estudei. Hahahhaha...

O moço, actually, é nascido na Albânia, um país da Europa que faz fronteira com a Sérvia, Macedônia e Grécia. É um país que fica na costa no Mar Mediterrâneo e fica bem perto do salto da bota da Itália. Quase. Tá aí uma explicação para o cara falar italiano também... deve ter dado umas passeadas bacanas de iate e tchururu... 
Enfim... é um cadikin longe da Turquia (não dá pra ir a pé e tals), mas como ele foi parar lá, I have no idea. É assunto para pesquisa muito mais aprofundada. 

Enfim. O moço é advogato, digo, advogado também. Noooooossa. Viram? Lá também não deu certo esse lance de ficar suando em bicas nos tribunais da vida e tals, defendendo a justiça, que muitas vezes é cega. Ele foi é fazer jus à beleza que Deus concedeu a ele em abundância e mostrar que a justiça pode ser cega, mas as mulheres não são. Hehehehhe. Okay, foi tosco. Mas valeu a intenção.

Certo... vou entupir esse post porque tive meio que uma overdose, então vou contaminar vocês todas. K-gay.

Ops. Engasguei com a azeitona.

Eita fefo. Lá fui eu, seduzida pelo enredo. Leram bem: ENREDO da novela...  cof cof... E comecei a assistir. Meus olhos esbugalharam no momento em que o personagem apareceu. Foi épico. Lembro-me como se fosse anteontem... hahahahahha... estava eu, de bobs, comendo um biscoito. Quase morri. Entalada. 

Bom, o moço faz bem aos olhos, né? Digamos que ele cumpre um estereótipo que curtimos um pouco nos livros. 

*Barba. Check
*Coque samurai. Check.
*Alto e musculoso. Check.
*Olhar assassino. Check.
*Sorriso comatoso ( aquele que coloca as 'muié' tudooooo em coma). Check.
*Macho alfa. CHECK.


Tudo bem. Já sabemos como o senhor fica sem camisa, moço.

Jeito peculiar de dar uma olhada
Eu falei da olhada, não falei? É algo meio surreal. Pra vocês terem uma ideia, não somente isso. O ator desenvolveu todo um gestual para esse personagem que acabou transformando o cara numa espécie de sonho de consumo tipo 'eu sou um quase Sr. Grey, sem ser Grey, com um misto muito doido de Sr. Darcy'.

Vou explicar. O cara é um macho alfa. Possessivo e dominador. Opa. Não no sentido de DOM. Mas de ser o que domina na relação, embora a mocinha é o tipo de garota nada Anastacia, que faz com que nos sintamos um pouco 'ela'. Mas ele é um cavalheiro completo e mesmo sendo um ogro em alguns momentos, ele é apaixonado pela mocinha meeeeesmo. Mocinha louca.

Vou explicar também. A Sanem é uma mocinha surreal. Mano... ela se envolve em cada situação vexaminosa que eu fechava os olhos e pensava: não, mana... não faça isso... você vai passar vergonha... por favor...

Mas é hilário. Porque ela mantém a candura de personagens ingênuos e doces, mas que são loucos e espontâneos e que têm um jeito único. Aquele jeito capaz de conquistar o bonitão do vale do silício e deixar o migo caindo de quatro. 

Tudo começou assim:

A garota é a filha caçula de uma família suburbana e meio barraqueira. Pense um pouco na cultura turca, porém adaptada para o lado ocidental ( eu digo isso porque, quando pensamos na Turquia, pensamos no mundo árabe. Quando pensamos no mundo árabe, pensamos no mundo muçulmano. E quando pensamos nisso, pensamos em hijabs e burcas. Mas você não vai ver uma dando sopa por ali). 

Há um colega de infância, maluco beleza total, zoado, pirado das ideias, que jura pela alma da mãe dele que vai casar com a Sanem. Para escapar desse destino cruel, os pais dizem que ela tem que trabalhar então e tals. Até então ela atendia na vendinha dos pais, no bairro. 

Núcleo da Sanem

A irmã mais velha trabalha numa agência de publicidade como secretária. Estão seguindo? É o famoso clichê que amamos.

Sanem odeia rótulos ou coisas que a aprisionem. Daí ela ser muito como um pássaro. Ela quer ser livre. O sonho dela é ser escritora ( o nosso também, fofa), e ir morar em Galápagos ( eu não iria tão longe...). 

Mas ela se vê obrigada a ir trabalhar no mundo capitalista para fugir do casamento e tals.

Estudando a cultura turca ( e sim, eu estudei para poder divagar para vocês), vocês verão que as famílias tradicionais têm um lance muito sério com o casamento e tals. A mãe do noivo é quem 'escolhe e decide' se aquela mulher é ideal para o filho dela casar. Se ela aprovar, eles informam a família da 'noiva', que irão tomar um chá na casa da moça. O cara leva rosas e uma caixa de chocolates. Pronto. Tá feito o compromisso. Hahahhahaha...

Enfim...

Okay... Onde eu estava? Na Sanem. 
A irmã concorda em levar a mana para tentar uma vaguinha no trampo, mas com medo de passar vergonha. Porque sabe que a Sanem, certamente, fará isso.
Ela entra como aqueles empregados "orêia seca", saca? O leva e traz que faz tudo. O escravo. O lerê. Tudo sobra pra eles. No caso, pra Sanem. Mas ela tem um instrutor no mesmo cargo, o CeiCei (DjeiDjei), que vale a novela inteira. Eu morro de rir das cenas deles. 

No primeiro dia já rola uma festa dos 40 anos da empresa. E pah... todo mundo tem que ir. Mano... como a Sanem descola um vestido estiloso na hora H, até agora estou tentando descobrir, mas paciência... 

Nisso... o filho mais velho, gostoso, bonitão, fotógrafo famoso ( yeap... pior que tenho um personagem assim, mas escrito antes de eu começar a assistir esse vício... dang... era o destino), volta depois de um longo tempo longe do ninho e vai para essa festa, encontrar o papis e o irmão mais novo, Emre, que trabalha na área de finanças da agência. 

Pá. Chega a festa. O CeiCei fala para a Sanem que eles vão ficar no camarote tals, mas a San resolve ir ao banheiro antes ( te entendo, garota...). Só que o CeiCei estava presumindo isso. Quem ficaria no camarote era o Can e a namorada. Hehehehheeh...

Estão seguindo?

A Mina chega lá... toda no escuro, com medo, tudo muito novo, luxo que ela não está acostumada e fica à espreita, no camarote.

Can entra logo depois. Tudo no escuro. E vê apenas a silhueta da mulher que ele "presume" ser a namorada. E pá! Já chega naquela puxada de braço fooooorte e tasca um beijo. ( Explicando dois pontos aqui: O Can vive um relacionamento meio io-iô com a namorada. E à distância. Logo, eles não se viam há um tempão. Fora que a Polén mora na Inglaterra. Ela tinha ido só para essa festa e para dar uma traçada no bofe. Óbvio. hehehhhe... Outra coisa... o beijo, ou beijooooos nas novelas turcas são um caso à parte. Não vá esperando avistar línguas quilométricas ou beijos de dez minutos de duração. Muito menos aqueles beijo CPR. É tipo uma colada de lábios, a música de fundo, a cena em câmera lenta e meio congelada... e você roendo a unha e pensando: whatafuck?)

OKay. Eles trocam um "beijaço" no escuro. Daí quando rola o momento de percepção de "ops, quem és tu, moço?", a Sanem só olha para o sapato social preto e pah! Sai correndo do camarote e deixa o Can a ver navios. Literalmente.



Pá!!! Beijo no escurinho, só na penumbra.

Pronto. Fica o mistério. Sanem passa a tentar descobrir quem foi o boy magya que deu-lhe uma bitoca épica na festa, e o apelida de Albatroz. Ela tem meio que um fascínio por esses pássaros e explica a razão em um momento. 

E gentem... lá vai a mina trabalhar no dia seguinte. E olhando para todos os lados, caçando os homens de barba. Hahahahhaha... Até que chega um momento ( até então ela ainda não tinha colocado os olhos no Can, nem sabido que era o que estava assumindo a agência no lugar do pai)... e ela fala para uma pessoa do trampo sobre o novo chefe. E blablabla... fala e fala. E a galera tentando avisar que o cara está atrás dela. E esse é o instante em que os dois se conhecem. 

Manas. Vamos lá. Barba. Eu já ficaria meio que hipnotizada imediatamente. Calma. Não pelo motivo que vocês estão pensando... taradas... 
É porque eu tenho TOC, e tenho mania de ficar procurando por fios que estejam desalinhados. E puuuuuutz grila. Se tiver, pense na vontade que tenho de dar uma ajeitada... sabe quando tu tasca um cuspe no dedo e arruma aquele fio da sobrancelha desajeitado? Tipo isso. Foi nojento... eu sei. Hahahhahahah.

Enfim. Este homem abaixo parou ao lado dela (eu teria hiperventilado fácil):

Não bastasse o acinte, o homem ainda ostenta uma marca de roupas. Céus.

E aí começa o jogo de caça e rato. O Can, em pouco tempo detecta o "cheiro" do perfume da Sanem e pah! Sabe que foi ela a mocinha em quem ele sapecou um beijaço "épico" (para os padrões turcos, claro). 
Ele descobre, mas mantém em sigilo. E vai dando corda, descobre que a mina está à procura do homem e que ela o apelidou de Albatroz. 
Detalhe: Can tem uma tatuagem de albatroz no peitoral, além de usar um colar com o pingente. O dia que a Sanem descobre isso, fica de queixo caído. Mas ainda assim não chega à conclusão óbvia que ele é ele.

By the way, a tattoo não é verdadeira. Que pena.


Curiosidade nas novelas turcas:

Eles são bem rígidos e criteriosos com certas coisas. Beijos? Tem que ser em um tempo curto, poucos, nada acintosos, depende do horário em que a novela passa e da classificação. Se for mais adulta, as cenas de love podem "induzir" um pouco mais de saliência, mas nunca espere ver um nível Verdades Secretas. Nem mesmo nível Malhação, que anda pesada para assistir no horário. 
Logomarcas de roupas, carros, lojas, qualquer coisa, ( até lombadas dos livros nas estantes) têm que ser "cobertas" por um borrão. Salvo à exceção quando for uma patrocinadora, tipo, se vocês observarem, verão que as latinhas de Red Bull não estão embaçadas. 
Quando os personagens bebem, observem que os copos nas mãos deles, ficam embaçados na imagem, tipo um blur. Deve ser uma espécie de "se assistir, não beba" ou "não beba o que ele está bebendo". Ou... "é ilusão de ótica o que você está vendo... na verdade, eles não estão bebendo nada".  Hahahahahha...

Naaaannn... é mais para se safarem das regras rígidas, sei lá. Não dizerem que estão incentivando vício ( mas estão, porque o CAN é um vício, pohaaaam). 
E veja... os personagens bebem pra caráaaaaaai. E não tem essa de lei seca. Eles bebem e vão dirigir na vida. Eles usam celular dirigindo. Eles bebem de manhã cedo, em qualquer horário. Eeeeeita, Istambul doida.

Outra coisa muito loooouca... o horário de trabalho. Minha nossa senhora da carteira trabalhista... que coisa de doido. Ali é um território sem lei. Até agora não consegui descobrir quantas horas de trabalho a Sanem tem que cumprir, que horas entra e que horas sai. 
Mano... ela sai toda hora. Tudo é muito perto. É tipo... "vou ali na casa do chapéu rapidinho e volto pro trabalho e a chefe nem vai perceber...

Outra coisa engraçada pacas... a facilidade com que a Sanem tem de entrar na casa do Can. Hahahhaah... Algumas vezes ela toca a campainha. Outras, ela simplesmente chega, chegando. Pah! Oooooiiii... tô aqui. Entra no quarto, no banheiro. É doido.
Entra pelo jardim, pula muro, o portão eletrônico ali é inexistente. 

A facilidade com que sai de casa rapidinho e vai para outro bairro. Mano... tem que ser de uber teletransportador... E consegue escapulir dos pais sem neeeeem que percebam a ausência da fofa que, de repente, resolveu ir na casa do bofe delícia.


Vamos ao principal:

Quando Can assume a empresa, o irmão mais novo, que pensava que seria o chefe no lugar do pai, fica putinho e meio que surta. Elabora um plano maligno ao lado da vadia-mor, Aylin, a ex que não deixou de ser ex coisa nenhuma, mas todo mundo pensa que é ex. 
A bicha é uma vaca. TOTAL. Não perde em nada para as vilãs mexicanas. 
E os dois armam um esquema de espionar a empresa do Can e roubar as ideias geniais que dali brotam. Para isso, acham um bode expiatório. Quem? Quem? 

SANEM.

Ela se vê enredada numa 'rede' de intrigas do mal que daria gastrite a qualquer cristão, e só não se transforma no Pinóquio porque é tecnicamente impossível.
E mente. E mente. E mente. Mas o remorso corrói. Corrói. Corrói.
Ainda mais porque ela vai ficando encantanda pelo Can ( sem se tocar que é o Albatroz dela), e vice-versa.

As interações dos dois são fenomenais. E te fazem roer as unhas. Porque eles ficam apenas se "cheirando" ( como disse minha amiga KIKI), por longos capítulos. Nada do momento derradeiro. Nada do tão esperado beijo. Nada.Só o prenúncio e tals.



Nesse meio tempo as cenas são fantásticas e têm tudo aquilo para aqueles que amam um clichê... ex amantes pentelhas, pretendentes, cenas de ciúmes loucos, de ambos os lados, um ata e nem desata, um decide e não decide. Mentiras que não são reveladas. Ameaças. Tretas. Tretas. Tretas. Mocreias que querem seduzir o Can, caras que querem a Sanem a todo custo. Tretas. Tretaaaas.

Isso faz mal pacas para meu sistema nervoso. Confesso que ele fica mais nervoso que o próprio CeiCei. Eu tenho fobia a enrolação.

Eu fiquei com vontade de estapear a Sanem, por acreditar e ainda cair nas armadilhas do irmão invejoso do mal. Mesmo já tendo admiração pelo bonitão irmão mais velho. Eu pensava comigo... Sa... neeeeeem... ah, neeeeem, mina... não faça isso!!! Segura o Djan, amarra o Djan, segura o Djan, Djan, Djan, Djan... 

Hahahahhahahhahahahhaha.

Pausa para eu recompor meus miolos. Parem de revirar os olhos aí do outro lado da tela, por favor. Hahahahha;



Outra coisa bem diferentona do usual:

A novela tem sempre cerca de 2 horas e 10 minutos de duração. (Passa uma vez na semana, ao sábado); Mano do céu... eu não tenho fôlego e persistência para assistir série de Netflix... que dirá duas horas. Mas me supreendi. Porque a novela tem ópio. 
A bicha me fez ficar com vontade tomar chá. É o tal chá o tempo todo. O TEMPO TODO. E há alguma troca secreta e mensagem submilinar, segundo as Canáticas, opa, fanáticas... 

Chá = çay  

Está aí a palavra que eles falam tanto. Lendo 'Tchai'.

Essa ao lado do Can sou eu, depois de virar uma noite inteira para assistir à novela. Tô bem magra, eu sei, mas passo bem agora. Hahahahahha.

Pensem... cada capítulo tem cerca de duas horas e dez. 130 minutos. Até agora assisti 21 Capítulos. Isso dá um total de 2.730 horas da minha vida que eu podia estar roubando, matando, dormindo, comendo, varrendo a casa, escrevendo meus livros ( que tenho prazo), lendo... mas o que estive fazendo? Estive assistindo novela turca.
Eu dei Günaydin para os meus filhos, quando eles acordaram de manhã. Eu estou com medo de chamar meu marido de Moti Bay. 

Lembra que falei do Sr. Grey? Aqui é Can Bay. Djan Bay (bêi).

Bay significa Senhor, em turco. ( Inclusive, há um capítulo em que o Can faz uma "ameaça" tão sutil a la Grey-Darcy. Algo como: "Sanem, se você continuar me chamando de Senhor Can, vou ser obrigado a ter beijar". ).

E o segundo beijo mesmo? Só vai rolar lá no capítulo 12. Ou seja.. 1.560 horas depois que a minha bunda virou pó. Que já não tinha mais cóccix. Que já não tinha mais vida própria. Mas valeu a pena. Foi épico.




Momento divagante:

A TV turca pode até ser bem rígida com certas coisas, mas não deixa a desejar na exposição da figura. Mano do céu... eles gostam de mostrar esse homem sem camisa, malhando, correndo, molhado, tomando chá, encarando as pobres inocentes, passando o dedo nos lábios, coçando a cabeça, arrumando o cabelo... Affff...

Hum-hum. Senhor Grey. Ops, Can bay.



As mulheres não usam burca, certo? E embora na cultura turca seja meio que proibido mostrar muito o corpo ( 45% da população ainda vive no regime mais conservador... É. Eu estudei.), os figurinistas adoram explorar as pernocas, barriguinhas ( de leve) e decotes das atrizes. Como elas não podem mostrar o físico como o Can, por exemplo, então, taca-lhe short e saias curtas. 

O que percebi foi... as mocréias não têm bunda. Logo, a equipe de figurino explora nos decotes. Sério. É só reparar. Aylin não tem bunda. É desbundada total. Polén também não. Deren a mesma coisa. Ceyda ( vaca cacheada do momento... vaca) tb não. 

A Demet, atriz que interpreta a Sanem, tem bunda, e pernas bacanas, logo, no início da novela, ela sempre ia de short para o trampo. E tênis. Jesus. Saia e tênis. Vestido e tênis. Perdi as contas dos modelos de tênis que ela ostentou. 
 ( Não sei se as que assistiram repararam, mas houve um capítulo em que o Can comparou a Sanem a uma mulata e simulou um samba... heheheh... Viram? Bunda.)

Estava tão empolgada com as roupas, achando bacaninhas e tals. Elegantes. Até as vilãs tinham a aura da elegância turca. Os brincos... minha nossa. Paquerei um brinco da vadia Aylin por um capítulo inteiro e quase cortei o meu cabelo do mesmo tamanho. Achei chique, glamoroso.

Pá! Eis que de repente, as minas me avisam que a coisa desandaria. Que as roupas iam começar a "bregalizar" ( eu sei, inventei essa palavra); Çok Çirkin (tchok tchirkin)... Muito feias. 

Feias pra caralho. Parece que os anos 80 impregnou por causa de um capítulo inteiro e pá! Voltou veludo vinho com força total. Babados. Mangas bufantes.  Roupas brilhantes com couro ( tenho pesadelos até agora com uma roupa da Deren...) Jesus amado. Os brincos passaram a virar arranjos de Natal. As mulheres começaram a usar botas da Xuxa. Okay... entendi que o clima mudou. Inverno estava chegando e tal... Mas, gente... bota da Xuxa, não. Please.


O cabelo da Sanem passa por várias fases ao longo da novela. Liso, anelado, preso, meio-preso, zoneado, passado na chapa 49 mil vezes, natural, estilo Gisele Bundchen, sou sexy sem querer... Uau.

Mas vou dizer algo que me encantou. As makes. As cores dos batons. Putz grila. Cores fantásticas, que combinam com o visual, a roupa ou o astral da personagem naquele momento. Achei isso sensacional.

Clap clap para a equipe de maquiadores.

Sim, sim. Sentado na escada. Kinenki os reles mortais.


Gente... só o que posso dizer mais é que vou fazer uma Livegação para mostrar os gestos mais hilários que descobri na novela e compartilhar com vocês. Além de algumas das palavras que descolei. Porque sou dessas, claro. 

Aqui vão algumas palavrinhas que vocês escutam muuuuuuito na novela. Vejam como sou legal... estou compartilhando minhas aulas de turco com vocês...

Günaydin = Bom dia = gu- nai- dén

Iyi geceler = Boa noite = Iiii gue - dje- lér

Afiyet olsun = Bom apetite = afié- tol- sun

Yakında görüşürüz = Até logo =   Ia - guin-da Gouru - shu-ruz

Arkadaşlar = Amigos = Ar- Ka- da - shi -lar ( pense que eles vão falar " As kardashians")

Aşkim = Meu amor = Ash- Kim

Iyi Iş = Bom trabalho = Iii ixi

Çok = Muito = tchok

Çok Iyi = Muito bom = tchok Iii

Tamam = Tudo bem = Tá - mao ( parece com o nosso tá bão)

Bu doğru = É verdade = Bu - dôro

Aşik = Apaixonado = Ashik ( a xíc...a raca... hahahhaha)

Bayan = Senhora; senhorita

Anne = mãe = an- ne

Baba = pai

Öpücük = beijo = opiu-jdiuk

Harika = Maravilhoso; ótimo = rá-ri-ká

Süper = super ( tipo, massa... hahahah)

Kahve = café = car- vé

Kardeş = irmã = kar- desh ( lembra das Kardashians de novo)

Merhaba = Olá = mer- rabá


Cara.... ainda não estabeleci muitos conceitos para entender, mas estou tentando, porque sou meio psicótica com idiomas. E se tem uma coisa que eu adoro, é aprender. E adoro aprender através de músicas. E me surpreendi ao constatar que eles têm uns pop music muito maneiros. Tem um, inclusive, que começa com aquela buzina da Anitta e juro que quando escutei, cantei mentalmente: "prepara, que agora, é hora...do show das poderosas"...

Hahahhahahaha.

Objetivo: aprender a cantar a música da abertura. Queeeee... depois de uma elucubração muito interessante da minha sister friend, Andrea, ( que consegui induzir ao vício), acabou mostrando certa semelhança, quando a canção toca lentamente, como se fosse uma lullaby, uma canção de ninar, com uma leve semelhança à intro do tema da Bela e a Fera. E pensem... Can e Sanem poderiam bem ser como os dois personagens épicos.



Casalzinho: Can Divit e Sanem Aydin




A química entre os dois atores é INEGÁVEL. E isso faz o quê? Com que todo mundo shippe os dois. Tipo, fora dos bastidores. Longe dos olhos. Lá... no silêncio de suas 'evler' ( casas). 

Em uma entrevista, o Can ( o nome dele é o mesmo do personagem, isso me confunde... hahah), disse que quando foi convidado para fazer o papel, ele quis saber quem seria o par romântico dele. Quando soube que era a Demet, ele aceitou de pronto. Disse que a mãe dele adorava a atriz, o pai, a família, o cachorro, o papagaio, o periquito...

E vou dizer... quando você realmente vê uma química assim, tanto dentro do set, quanto fora, arde em nossos corações o desejo que esses dois encontrem o amoooooooor nos braços um do outro. Isso é um fato. Nada mais é do que nosso lado romântico aflorado, esperando que a fantasia vire realidade.

A gente nem se pergunta se eles têm outro relacionamento. A gente shippa logo e fala: estão namorando na vida real. Os dois podem negar horrores, mas nosso coração é teimoso kinen o CeyCey... damos aquela olhadinha perspicaz e pensamos: aaaaahn... estão querendo nos enganar, né?

Uma coisa eu posso dizer, na certeza. O Can Yaman gosta de morenas. Isso é fato. Tanto que a fofoca que está eclodindo nas redes sociais essa semana é se ele está com uma 'namorada' bonitona (morena), típica magra com cara de modelo. Nosso coração maldoso e rancoroso já diz logo: Nheeeem... é bonita... mas nem é lá essas coisas... sou mais a Sanem. 

Nós fantasiamos o CASAL. CAN E SANEM. E é aí que nos perdemos, muitas vezes. E que muitas vezes os atores enlouquecem. Os fãs passam a vê-los somente como aqueles respectivos personagens. 

Vou dizer... vai ser um pouco árduo o Can ( o ator), conseguir se livrar da aura do Can ( o personagem). Ele foi "construído" para aquilo. 
Até a cor do cabelo foi alterada. O ator tem cabelos escuros. Tudo ali foi clareado para dar aquele tom queimado de sol, para mostrar um personagem que vive a vida ao ar livre, na natureza selvagem, em contato com o sol, vento e mar. O corpo foi trabalhado e malhado para ganhar a massa necessária. Os gestos foram trabalhados para que ele sintetizasse aquele HOMEM. Com aquela aura. As roupas, apetrechos, braceletes... botas. Tudo o que ele usa sáo componentes que construíram a imagem: Aventureiro, Conquistador, milionário, lindo, gostoso. 

Basta você ver a atuação dele na outra novela, Dolunay. É quase que irreconhecível. 

E vou dizer... vai ser meio difícil para o cara se despedir da figura montada pela mídia para CAN DIVIT, o gato de Erkenci Kuş. Pensem na hora que esse homem quiser se despedir da barba cerrada ( seja por enjoar, ou por um novo papel mesmo). Pensem na hora que ele tiver que cortar as madeixas.

Uma imagem inteira vai se desintegrar. Isso é tenso. Eu falo isso porque enquanto estava pesquisando, vi que o nível de psicose com o cara é meio surreal. Ele tem mais perfis "avulsos" dele mesmo no Instagram, do que muitos atores de Hollywood. Isso é muito doido, gente.

Nossa torcida foi forte para que Edward e Bella se pegassem, opa, Robert Pattinson e Kristen chata. A torcida foi forte para que Jamie Dornan estivesse traçando a Dakota ( eu não estava nessa Kota... hahahahahah. Nunca shippei... nunca shipparei).

Somos tendenciosas a shippar os casais dos sonhos.

E esse realmente sintetizou um casal romântico dos mais fofos. Talvez eu tenha gostado tanto porque exala a essência de tudo aquilo que gosto de ler nos livros.

E vou avisando:

Feminazys passem meio longe, okay? Os caras são turcos. TURCOS. Existe uma dominância latente ali dentro, meu povo.
Eles falam alto, parecem estar brigando o tempo todo, são ciumentos e possessivos. Eles não admitem que outros olhem. Isso é cultural mesmo. Veja o lance das roupas onde as mulheres têm que se esconder, e vocês entenderão.

Porém as novelas tendem a querer ganhar o lado ocidental do mundo. E explorarão isso, mas a raíz está ali. A saia pode estar curta na mocinha, mas se outro macho chegar perto, eles puxam pela mão e levam pra longe.

Eu não assisti outra novela ( ainda). Acho que cheguei a assistir um capítulo daquela que passou no Brasil e fez o maior sucesso ( esqueci o nome e estou com preguiça de pesquisar, depois de digitar quase um livro pra vocês...). Mas como não bati o fling com o mocinho, acabei abandonando. Não shippei.

Mas dê apenas uma pesquisada no cast de atores turcos e nos casais das novelas. Você vai ficar de queixo caído. Esqueça o estereótipo. Ele não existe. Lembra que nas novelas mexicanas existem galãs e atrizes fabulosas, que fogem totalmente à regra do que todo mundo pensa de um "chicano"? O mesmo acontece Turquia.
E percebi que o mesmo se dá no Brasil também. A galera julga o nosso país achando que vai encontrar macacos na rua comendo bananas, índios andando com suas flechas, e mulatas do carnaval atravessando a rua para comprar o pão, sambando em suas fantasias.

E mano... nós temos GISELE. GISELE BÜNDCHEN. E tantas outras. Assim como atores e modelos fabulindos.

Daí percebi que muitas vezes nossos olhos são ocluídos para julgar as coisas antes de realmente vê-las.

E foi isso o que me aconteceu. Uma nova luz se abriu.

Senti até mesmo vontade de conhecer Istambul, comer um babado árabe... voltar às aulas de dança do ventre ( já tive meu lado dama do oriente aflorado quando ela bem mais nova... deve ter sido influência do tanto de pessoas que me perguntavam se eu era descendente de árabes...)... Hahahahahha...

Só digo uma coisa:


NUNCA JULGUE UMA COISA ANTES DE REALMENTE VER.


Köklerimi keşfettim. Türkiye'de ayağım olmalı


Öpücükler (Beijos)!!!



51 comentários:

  1. Amigaaaaaaaaaaa quanta inspiração... mas muito coerente... Nosso Albatroz da vida ganhou o coração das brasileiras... todo mundo viciada e a postos no sábado para quase quatro horas de sofrimento, afinal, o que são aqueles intervalos de quase meia hora de duração né? E aí, entra a semana, nós assistimos com legenda em inglês, espanhol, português (quando tem) e até italiano... hahahaha... Bem-vinda a loucura das Can lovers. Öpücük!

    ResponderExcluir
  2. Ameiiii! Nunca rir tanto na vida...Martinha como sempre suas divagações são show!Amo a série!Amo o cante a Sanem❤. Quem não assistiu depois desse texto duvido que não assista!Agora preparar o coraçãozinho pra esperar uma semana por cada capítulo! MAS VALE A PENA!😍😍

    ResponderExcluir
  3. Martinhaaaaaa amei seu post!!! Morri de rir, cara sabia que seria um vício pra vc tbm não tem jeito hahaha EK na vida traz uma loucura que nunca tive antes, vira uma prioridade, eu assisto ao vivo, depois em inglês, depois em espanhol e quando sai em português tbm pra não perder nenhum detalhe... as vezes falo em turco hahaha. Sigo todas as redes possíveis relacionadas a isso no face, insta e Twitter.. tenho grupos.. Afs Já conhecia Can de outras novelas Mas esse personagem pirou geral, justamente por toda essa construção!! Demet tbm já conhecia e eu amooo, ela é incrível, e eles dois nessa série agregou tanto a história é por isso esse bum mundial. Amo demais e bem vinda a essa loucuraaa bjooo Mari

    ResponderExcluir
  4. Martinha, tu é surreal!! Rir muito, muito, muito!! Perfeito seu resumão e visão de Erkençi Kus!! Juro que se não já fosse viciada, começaria depois de ler seu texto.

    Parabéns, Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Martinhaaaaa
    Já viu a nova série da Netflix ambientada em Istambul, TODA EM TURCO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estava procurando alguma coisa sobre o Can, qu eu achava que era o Burak de quem sou fã número 2, primeiro do meu cuore é Kindanç. E procurava o ator que fez ou está fazendo a série "O grande guerreiro Otomano" Ertrugul. Descobri os atores turcos, qdo acessei, o filme Seit ve Shura. O impacto com a beleza do ator foi tão forte que precisei ficar uma semana sem assistir, para me acostumar com aquele trem...Já assisti Ezel, mas não gostei do nariz do ator, e olhe que os narizes turcanos são um espetáculo. A gente sente a cheirada até pela foto. Mas o que mais gostei de encontrar foi a Martinha. Nunca dei tantas gargalhadas ao ler seus post. Vou te seguir, minha filha. Agora me responda querida: De onde vem tanta beleza desses moços? Origem de onde?

      Excluir
  6. Amo esta novela....e vc a vendeu muuuuito bem ....fiquei ate com vontade d rever cenas parabens!!nossa a novela conquista facil e leve divertida....embora cono vc pontuou tem coisas cultutais bem maluquinhas e as olhadas matam a gente!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Detalhe os personagens can e sanem gostam de ler e incentivam a leitura....

      Excluir
    2. mandem os links da série toda, das temporadas.. pelo amopr de Deus
      18998004988

      Excluir
  7. Oi Martinha tudo bem???
    Também viciei nas novelas turcas minha ultima foi Cesur e Guzel ( se vc nao viu veja , la as coisas estao mais quentes😉 sem ser vulgar) o Cesur tem uma pegada😍... Bem outra talvez vc tenga visto é Amar es primavera afff suspiros... adoro o joguinho de gato e rato. Bem sao as minhas dicas estou vendo esta novela tambem do Can e Sanem parei porque nao aguento esperar😬😬, quando terminarem retorno.Bjos

    ResponderExcluir
  8. Viciei nessa novela de uma maneira louca....uma semana direta vendo sem parar. O que dizer desse homem.. gurias vicia, sério!! Não da pra parar de olhar. Adorei tuas postagem. Beijos e sucesso

    ResponderExcluir
  9. Mulherrrr do ceeeeeuuuu eu amo essa porra de novela! To viciada e shippo mesmo, dane-se, não quero nem pensar quando acabar a novela e inclusive to puta da vida pq moro nos Estados Unidos e tem vídeos bloqueados. To muito chateda! Caraca, perdi três episódios pq não encontrei. Eita, primeira vez que estou lendo seu blog e amei, sério!!! Parabéns Hahahhahaha estava procurando textos relacionados a isso, e to chocada como as brazucas adoram o Can e a princesa lindaaaaa!!! Chega, escrevi demais e bora assistir, gente!!!

    ResponderExcluir
  10. Oie... Amei teu resumão, terminei o capítulo 31 essa madrugada, viciada no CAN... Valeu, beijão!!!!

    ResponderExcluir
  11. Eu amooooo essa novela! Não vejo a hora de os dois se reconciliar

    ResponderExcluir
  12. Erkenci Kus é maravilhosa divertida, leve e romântica. Nunca tinha assistido series turcas, e me encontro completamente viciada. Can Yaman é perfeito. Amei seu texto.

    ResponderExcluir
  13. Descobri por acaso a novela no YouTube e logo fiquei viciada, é incrível pena que tenho pouco tempo mas ontem mesmo fiquei até uma da manhã assistindo. Gostei muito das curiosidades que você contou sobre o idioma e a cultura deles muito legal parabéns pela iniciativa 😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ME TOO
      eRKENCI KUS VICIADA!!!!!!!!!

      Excluir
    2. Aconteceu o mesmo comigo viciei terminei ontem de assistir, mas queria muito ver uma cena q era eles fazendo amor mas não vir😔😔

      Excluir
  14. Viciei nesse casal, amo Canen, eo Can Yamam... OMG

    ResponderExcluir
  15. Erkenci Kus vi o primeiro episódio me apaixonei pela série e a cultura agora estou viciada ♥️♥️

    ResponderExcluir
  16. Estou amando a novela.. vou ate fazer essa tatuagem nas costas..
    E ano que vem.. vou a Istambul com umas amigas.. vai que dou sorte de ver o Can Yaman por la..

    Mais em muito tempo.. a melhor novela que eu vi..

    ResponderExcluir
  17. Amei suas palavras essa novela vicia a gente acho que assisti durante uma semana estou aguardando o capítulo 38 sair que casal que homem kkkk

    ResponderExcluir
  18. Amo demais, a novela é maravilhosa, mais incrível, o casal raramente se beija e é muito louco pq eu fico aguardando ansiosa um beijo entre Can e Sanem, passam mais de 2 horas por capítulo e nada, mas não paro de assistir...e o Can é maravilho, gato, charmoso, um Deus grego....

    ResponderExcluir
  19. Adorei seu artigo! Vc definiu bem o personagem q está poupando nossas mentes românticas no universo das novelas turcas. Can Yaman é maravilhoso sim! Nossa, mas também e teve outro turco que enlouqueceu as brasileiras, que atuou em "Sila, prisioneira do amor" que Pq sou por aqui em 2016, o lindo Mehwmt2 Akif Alakurt. Considero dois deuses turcos: ele e o Can. Se puder ver Sila, confira tida a beleza de uma dos homens considerado a mais lindos da Turquia e do mundo, macho suuupeeerrr alfa, lindo! Bem, adorei seu blog e passei a te seguir. Textos maravilhosos e de muito bom astral!! Beijos e sucesso!

    ResponderExcluir
  20. Gente do céu, ri demais com esse post. Ele é imenso mas ñ me cansei da leitura, se tivesse mais 100 linhas leria de Boa.
    E o negócio do ficar se cheirando kkkk verdade, esse povo num beija n, só se cheira.
    Parabéns Martinha. Ahh, já tô no episódio 41 (aposto q vc tbm rs).
    Por mais resumos assim

    ResponderExcluir
  21. Estou amando essa novela podia passar na Band rsrs.

    ResponderExcluir
  22. De tanto ouvir falar nessa novela assisti o primeiro capítulo e adorei. Morri de rir com a Sanem, as coisas que ela diz e morri de amores pelo Can. Que homem é esse?! Abençoa!! Já tava ligada nesse história de mais de duas horas por capítulo mas para mim não tem problema, a história é divertida.

    ResponderExcluir
  23. Na série Dolunay Can Yamam tem todo o jeito do Sr. Grey se você achou que a atuação dele em erkenci kus parecida com a do Sr.Grey se você ver ele em Dolunay vai dizer que fizeram a versão turca de cinquenta tons

    ResponderExcluir
  24. Martinha, adorei. As séries Turcas são as melhores,ótimos atores, figurinos e direção. Sem falar naquele povo chique, as mulheres se vestem igual no Brasil, roupas curtas, mas como falam por aí, RICO pode tudo, e em Istambul não é diferente. Viciei naquele povo, as mulheres muito elegantes, barrigas saradas, todas na moda. Os caras, nem se fala, me abana meu Deus! Das séries que assisti, duas me chamaram a atenção, tanto que vi umas 10 vezes cada uma. KARA PARA ASK, e KIRALIK ASK, muito boas.Vale a pena assistir.

    ResponderExcluir
  25. Assista outras séries, são maravilhosas, Hercai, kuzgun

    ResponderExcluir
  26. Amei, exatamente o que penso da novela. Ganhou uma fã. Já queria conhecer a Turquia pq viciei nas novelas, já assisti várias, tanto you tube quanto TV e Netflix. Eu amo! São profundas, sempre tem muitas variáveis, não fica estagnada numa fase só. Enfim, adoro. E essa tá conquistando meu coração...tô no capitulo 15 ainda. Louca de vontade pular pro final, mas vou resistir!! Eu juro!!

    ResponderExcluir
  27. HAHAHAHAHAHA adorei, você descreveu de maneira maravilhosa ERKENCI...

    ResponderExcluir
  28. Obrigada Martinha!!!! Foi muito bom ler as suas reflexões dessa série viciante!! Comecei agora! Uma dupla de cantores sertanejos usou as cenas de alguns capítulos como clipe da música. Foi uma compilação de algumas cenas que, me deixaram de queixo caído! E muitíssimo curiosa pra saber quem era aquele casal, sobretudo aquele HOMEM!!!!!! Estou fascinada! Assistio ontem, dia 11/11/2019, o capítulo 01 e 02. Tive que cair na real e voltar a vida real e cuidar da minha casa, pq a vontade era a de ficar o dia e a noite inteira assistindo e assistindo!!!!!! Vc sabe se os atores estão ou estavam namorando mesmo? Li que estavam juntos! Bjos querida! Obrigada por compartilhar também seus estudos sobre a língua e a cultura!!!!!!

    ResponderExcluir
  29. Adorei,assisti e tô assistindo denovo essa série turca.

    ResponderExcluir
  30. Que coisa !!! Nunca havia lido algo que parecia eu falando comigo mesma !! Perfeito teu texto !! Você conseguiu captar e falar sobre diversos pontos da série de uma forma certeira !! Congratulations !!!! Se eu posso sugerir outra série, não com a leveza da Erkenci Kus, com um ator também perfeito na atuação (Kivanc Tatlitug) na série Cesur ve guzel. Acho que vale muito a pena também ...

    ResponderExcluir
  31. Que resenha, meus amigos! QUE RESENHA! Você tocou em cada ponto sobre o qual refleti desde que conheci a série há um mês. Nos apaixonamos, esquecemos da vida e até dos problemas (sim, é real), só pra ficar pensando sobre tudo que vimos e o que ainda queremos ver. Amei sua análise e o tempo que dedicou a pesquisar sobre tudo. Também amo aprender coisas novas e deu mta vontade de ir a Istambul, provar a comida, aprender turco (que eu achava horrível e agr amo) e, claro, aprender a dançar a dança do ventre, que por sinal, é impossível não se envolver com uma trilha sonora daquela. Enfim... Estarei sempre por aqui a partir de agora. Beijoooos

    ResponderExcluir
  32. Estou apaixonada por esse casal..sem falar na novela é um espetáculo

    ResponderExcluir
  33. Nossa ainda não assisti a novela, mas depois desse posto já vou procurar. Já me identifiquei com você: sempre shippei Rob e Kristen, mesmo com a chatice, porém nunca Jamie e Dakota. E aí vc diz que Can é uma mistura de Grey com Darcy, não tem como não se interessar. #amei

    ResponderExcluir
  34. Menina aaaa que resenha fodasticaaaa, sem querer encontrei seu blog, ri tanto aqui qto com as loucuras do Ceycey kkkkk..poderia ler um livro com suas observações sobre a novela, tb sem querer por indicação do YouTube encontrei essa novela e me apaixonei, claro ue o primeiro incentivo foi o Can né, Mudo, Deuso e depois toda dinâmica do casal, nunca ri tanto qdo Ceycey sai correndo pela casa do Can e se joga na piscina... Hilário. Por favor nos contemple com mais observações e novidades da novela e da cultura.. Ameiiii... Parabéns.

    ResponderExcluir
  35. Sempre amei aprender sobre culturas diferentes, e essa novela foi uma incrível experiência. Mas eu queria saber o que vc achou do final. SPOILER ALERT

    Eles ignoraram muitas partes como o Detetive, a Huma e o Yigrit, o lance de música da Leila, enfim, na minha opinião ao longo dos episódios trabalham no crescimento pessoal dos personagens mas no final ignoraram isso complementa. Triste

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O final foi mesmo bem decepcionante, deixaram muitos núcleos sem final. Mas soube que foi pq decidiram encerrar a série de repente, por volta do capítulo 45 se não me engano. Aí focaram só no Can e na Sanem, o resto ficou pelo caminho.

      Excluir
  36. Amei o texto, estou me sentindo igual rs...Viciei e já assisti duas vezes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não a sou a única! estou me sentindo muito órfã depois de ver tudo de novo pela segunda vez! kkkk

      Excluir
  37. Encantada com seu resumo e a novela...assisti todos os capítulos em 3 dias e já estou revendo...Não me canso de ver...meus batimentos cardíacos vai a mil...😘

    ResponderExcluir
  38. Encantada com seu resumo e a novela...assisti todos os capítulos em 3 dias e já estou revendo...Não me canso de ver...meus batimentos cardíacos vai a mil...😘

    ResponderExcluir
  39. Eu vi em um vídeo que Can e Sanmem realmente namoram na vida real,mas eles nunca vão confessar, pois podem perder seus papéis. Enfim já amo esses dois.🥰😻

    ResponderExcluir
  40. Minha cara Martinha, seu post é SENSACIONAL!!!! Ri alto em várias partes dele e me identifiquei muito!!!! Duias dicas da cultura e do idioma são a cereja do bolo!!!! Amei ter encontrado seu blog!!!!
    E só tenho a observação: já que o Can Yaman está "queimado" na Turquia ele que venha pro Brasil, por favor, que aqui ele tá com tudo kkkk bjos
    Edelise Cassiana
    Ops, agora que vi que tô no celular da mamis kkkk

    ResponderExcluir
  41. Ameiii seu post rindo litros aqui.
    Can é sem sombra de dúvidas lindooo, gostosooo ao extremo
    Fico tipo hipnotizada quando ele entra em cena, mano o cara é surreal.
    Essas cenas dele chegando para trabalhar, onde a câmera foca nele andando todo sexy, tudo nele GRITA eu sou GOSTOSOOOO, PODEROSO... PORRAAAA
    To terminando de assistir e meu coração já dói.
    Uma coisa é certa, ele tem meu coração todinho.
    E desenvolvi uma vontade louca de conhecer a Turquia.
    Beijooss

    ResponderExcluir
  42. Rindo litros com seu post. Hilário! Turquia sempre sempre esteve nos meus destinos favoritos, mas agora subiu no ranking. Louca de vontade de conhecer Istambul. Beijo

    ResponderExcluir