50 tons de semelhanças
Certo, lá estava eu na febre do momento. Tudo o que é novidade acaba chamando a minha atenção. E minha mente acaba divagando loucamente. Isso não é novidade. Porque eu divago sempre...e percebo que muita gente divaga, ou acabou aprendendo a divagar.
Catei o 50 tons de cinza para ler. Pensei: vamos lá averiguar essa bagaça e descobrir a febre que tomou e assolou o mundo... Porque essa é a impressão que o livro causou. Motivo pelo qual eu já havia divagado anteriormente para vocês. Quando daquela matéria infame da revista Veja que nos chamava de "mamães taradas". Certo...se existe a chic lit , termo para a leitura de mulherzinha, segmento muito explorado por nossa querida Sophie Kinsella e Meg Cabot, porque não podemos ter o Porn Lit ? É maneiro....é legal...mó viagem literária pelas posições kamasútricas tão graficamente descritas nos livros. E posso dizer que é muito mais light, mas muito mais light mesmo que outros books que a gente já leu por aí...
E lá peguei eu e meu cérebro errante e comecei a apreciar a leitura do 50 Tons de Cinza. Para os que não conhecem o mote da história e vão apenas na onda do momento, entendam que o livro é sim, um livro hot e passado entre as amarras de uma câmara escura e secreta, onde a perversão sexual impera legitimamente e com consentimento das partes. O cara é um Dom e a mina é um projeto de Sub.
Mas o que mais me chamou a atenção ao longo da minha leitura foram as coincidências e semelhanças com certa história tão famosa. Primeiro, deixe-me esclarecer um lance. Eu gostei muito da autora. Do estilo literário descrito em primeira pessoa ( aos que não gostam de livros em primeira pessoa, vai o aviso...) , das tiradas cômicas que rolam no livro, e é óbvio, dos personagens centrais.
Sabe-se o seguinte: E. L. James, inglesa, casada, mãe de dois rebentos teenagers e trabalhadora, se engatou num vício louco depois que ela conheceu Stephenie Meyer e nossos queridos Edward Cullen e Bella Swann. Como assim? Ela fez o que muitas de nós fizemos. Se viciou legal, acabou se introduzindo no estranho mundo das psicóticas leitoras e twilight mom's....as mulheres mais velhas que se empolgaram com a história criada por Stephenie. E nessa onda, ela acabou entrando em outra maior ainda no quesito criação de fan fics. E daí, para criar seu blog foi um pulo. E começou a escrever suas histórias de maneira intensa e aos poucos. E foi conquistando fãs e leitores assíduos de suas histórias. ( Sério...ela fez exatamente o que eu fiz assim que terminei de ler a saga crepúsculo. A diferença é o mercado editorial...e a puta sorte).
Despertando o interesse de uma grande editora, tia E. L, a chamemos de tia James, deu asas à sua imaginação e saiu dali , de sua cabecinha, a história que conquistou o mundo, que já teve seus direitos comprados pela pequena bagatela de U$ 5 milhões de fucking dollars. Teve seus livros traduzidos para mais de 37 idiomas e chegou ao topo de bestsellers em apenas 3 semanas de lançamento. Putz...a sorte é uma cadela.
Mas lendo seu livro, eu percebi que sua obsessão pela saga Crepúsculo está enrraigada nos confins de seu cérebro criativo. Porque nossos heróis são uma versão distorcida e de outro universo paralelo de nossos outros heróis que começam com Cu e terminam com Llen...
Vejam as similaridades que encontrei ao longo do livro...e me chamem de louca se quiserem...fiz questão de não ler nenhuma resenha de blog para não me dispersar.
Qualquer semelhança pode ser mera coincidência, mas que elas existem, existem...
1) Mocinha virginal, atrapalhada com dois pés esquerdos, deslocada, constrangida e retraída. Super comum fisicamente, mas com uma aura de mistério que ronda seu semblante.
2) Atrai vários pretendentes sem fazer a menor noção desse efeito que exerce sobre eles.
3) Tem uma mãe super atrapalhada, desorganizada, mais menina que mulher, que se casa loucamente e segue a vida ao vento.
4) O pai, que na verdade é padrasto do segundo casamento da mãe, é um cara retraído e pacato, que curte pescaria.
5) Atrai a atenção de um homem lindo, fabuloso, sensacional, rico a dar de pau e super controlador.
6) O bofe lindo diz a ela que não é boa companhia para ela e ela deveria se manter afastada...hummmm...
7) O mesmo bofe lindo diz que não consegue se manter afastado dela e ela diz: "então não fique"...onde li isso mesmo?
8) O livro traz inúmeras citações de outros grandes livros de literatura e uma certa obsessão pela Tess D'Uberville...só muda o título...no Crepúsculo a fama fica pra Brönte.
9) O cara é assustador em seu mundo fechado e guarda segredos obscuros no fundo da alma. Tem um mundo próprio e a parte.
10) O cara enche a mocinha de perguntas, querendo saber da vida dela e ela não entende o interesse e até se irrita com isso.
11) Ela é uma questionadora nata. Pergunta mais do que o homem da cobra.
12) A história se passa em Seattle, Portland e Estado de Washington...até Olympia é citada...coincidência o estado chuvoso, né não?
13) A mocinha é atrapalhada em tudo e nunca se deu bem em esportes...
14) A mocinha só curte roupas mais despojadas , estilo tênis all star, calças jeans e camisas normais. Se sente meio sem jeito com roupas mulherzinha...consigo até mesmo visualizar a careta que ela faz constrangida com isso.
15) O nosso mocinho é muito culto e fala de maneira peculiar.
16) É um cara jovem , mas com a alma de um ser mais velho e vivido.
17) Ele é adotado, mas tem uma família amorosa.
18) Nosso mocinho toca piano. Muito bem, por sinal. E sempre músicas melancólicas. E toda vez que ele está melancólico, ele se senta ao seu piano e toca para si.
19) Toda vez que ele se aproxima muito dela, ela hiperventila e quase pára de respirar...nossa Bellinha não teve um desmaio quando foi beijada pela primeira vez pelo Eddie??
20) O livro cita os modelos e marcas de carros, bem como suas funções arrojadas...aonde mais eu vi isso? Em vários livros, eu sei...
21) Os dois escutam música no carro e apreciam música clássica e afins...
22) Ela prefere ser chamada pelo nome reduzido, Ana ao invés de Anastacia. Tipo, Isabella, Bella? E ela fala isso para o mocinho...hummmm...exatamente do mesmo jeito que Bella fala para o Ed na aula de química.
23) Ela foi agarrada por um amigo à força. Um amigo muito querido...hummmm....
24) Ela pensa porque não sente paixão pelo tal amigo, já que seria muito mais simples e confortável. Hummmm....
25)Ela afirma que nunca se sentiu encaixada no mundo, sempre se sentiu deslocada e pertencente a lugar nenhum.
26) Ocorre uma formatura. De Faculdade, mas acontece uma formatura. Com direito a discurso da amiga, que falou sobre o que fazer após formados. Hummmmm...
27) O marido da mãe sofre um acidente e a mesma não pode ir para a formatura dela. Só o pai comparece.
28) O pai é fanático por jogos de futebol na Tv, além de pesca....é um tipo isolado e retraído...hummm...acho que já falei isso...
29)Ela trabalha em uma lojinha de ferragens, enquanto nossa Bella trabalha em uma lojinha de materiais esportivos.
30) O dono da loja tem um irmão que é fã dela e sempre joga um caô.
31) Ela dirige um carro velho e caindo aos pedaços.
32) Todos falam mal do seu carrinho, inclusive o próprio mocinho, que insiste em querer lhe dar um carro possante, já que seu dinheiro permite e ele acha o carro dela um perigo para a sociedade. Ela fica fula com isso.
33) Ele consegue convencer a mocinha a aceitar usar um carro dado por ele.
34) Ela sai com ele e esquece o agasalho e ele empresta a jaqueta dele para ela. E ela cheira e fica aquecida com a essência fantástica dele...hummmm...
35) Em todos os lugares possíveis, as mulheres observam nosso mocinho e babam literalmente diante de tal beleza máscula....hummmm...sei....
36) Ela faz pesquisas na internet sobre o estilo de vida dele e seu mundo diferente, e seus hábitos e acaba sonhando com isso ao dormir. Só faltou no dia seguinte ela entrar num bosque e tal.
37) Os dois saem para um jantar reservado, cheio de vinhos e ele a obrigando a comer...me lembrei da cena do ravióli...
38) Ela chama o pai dela muitas vezes pelo nome próprio.
39) O pai tira uma foto dela e fala para ela que é para o álbum de fotos. Me lembrei da cena em que Bella recebe uma máquina de presente do pai e a mãe lhe dá um álbum.
40) Ocorre um ligeiro momento constrangedor entre o pai dela e o mocinho na formatura da garota. Depois passa. O nosso bofe conquista o pai da garota.
41) O cara é obcecado em saber o que ela está pensando.
42) O cara tem uma irmã super efusiva e maneira, que a-do-ra a mocinha...toda ululante me lembrou muito a fofa Alice Cullen....hummmm...
43) Ocorre um jantar em família na casa dele, e os pais dele a observam atentamente porque ele nunca antes havia se interessado e levado uma garota em casa...hummmmm....
44) Mãe e filha tem um momento ensolarado em uma cidade ensolarada e úmida, deitada em um deck, em espreguiçadeiras e apreciando a vista do marzão...em que filme eu vi isso?
45) Nosso charmoso vai ao encontro de sua amada e acaba conhecendo a mãe da garota que fica encantada com ele....hummmm....a mãe a enche de conselhos sobre a intensidade elétrica entre eles...
46) Ela fica absurdamente constrangida pelo que as facilidades do dinheiro do cara podem fazer. E fica embaraçada por ele querer gastar tanto com ela. Ele a apresenta a ela um mundo cheio de glamour e lances diferentes de sua medíocre existência...
47) Ocorre um momento deprê, com um término que quase me coloca para ouvir a melodia...there's a possibility... se lembram de alguma cena assim? A mocinha sem comer e ficando com olheiras medonhas...
48) O cara é super ciumento de qualquer pessoa que se aproxime dela e sempre que pode, ele fica com ela agarrada possessivamente a si.
49) Ele é super controlador. Quer controlar o horário que ela chega, com quem sai, para onde vai, porque foi, como foi...parece alguém? Mas é um cavalheiro debaixo de toda aquela dominância...abre a porta do carro, checa se ela está bem...
50) Nossa mocinha é uma pessoinha muito cheia de piadinhas e tiradas hilárias ( essa versão de nossa Bella é apenas nos livros...nos filmes a Kristen deu outro ar retrô à personagem..afff).
Enfim...eis...minha mente garimpou tudo isso e muito mais coisas. Definitivamente a tia James é fã e incorporou algumas coisas que ela realmente amava nos personagens de crepúsculo.
Nossa Anastacia é uma versão de Bella Swann mais velha, um pouco mais vivida, mas não menos retraída. E nosso Christian é uma versão sem presas e sede por sangue ( animal) de nosso Edward. É uma versão dark do cavalheirismo do nosso fofo. Mas as similitudes estão lá. Ele é controlador como nosso Eddie. Ela é passadinha como nossa Bella. Cheia de questionamentos e dúvidas sobre si mesma, com a autoestima meio fuleira, porque fica pensando que o cara é muita areia para o caminhãozinho dela.
Sério....eu lia e podia ver as caras e bocas que Kristen Stewart faz para interpretar Bella Swann. Embora a Bella do livro é muito mais bacana que a do filme.
Só faltou eu ler uma frase no livro: "Sobre três coisas eu tinha certeza absoluta: primeiro, Christian era um Dom. Segundo, havia uma parte nele – e eu não sabia quão intensa essa parte poderia ser – que tinha sede pelo meu sangue. Terceiro, eu estou incondicional e irrevogavelmente apaixonada por ele." ( mudem a parte do sangue para "dar umas palmadas no meu traseiro" ou "pelo meu couro").
Aforante este detalhes, o livro é bom demais. Te prende do início ao fim...embora eu tenha ficado assim pensando...como a mocinha simplesmente virgem resolve cair matando dentro de uma relação louca como essa e de boa? Ela dá pro cara de primeira sem nem ler o contrato direito...só depois ela lê. Putz. Tá louca. Ele apresenta um mundo diferente e completamente fora da realidade dela. E eu não consigo ainda entender como um relacionamento onde possa haver castigos físicos e outras coisas mais poderia ser saudável à mente e ao emocional de uma pessoa. Mas essa é minha opinião. Eu sei que muita gente curte essa filosofia de vida e está super bem com ela, mas me desce pela goela com um gosto amargo. O Christian não agiu muito diferente de nosso odiado Rolfe, não é mesmo? Eu acho que uma vez ou outra, ter um momento mais hot e deturpado, beleza....mas sempre? Não sei...
Foram muitas as coincidências do livro. Os personagens são fortes e cativantes. Mas ainda acho que depois da surra que ela leva, o livro deveria ser 50 tons de roxo. Tem muito mais coincidências que estas citadas...estou lendo o 2 e a coisa segue por aí...
Uma coisa eu digo...as duas autoras agora são milionárias. Criaram um universo que prendeu os fãs e garantiu mais dinheiro ainda com as sequências e filmes. São mulheres jovens, mães que soltaram de dentro de si a veia artística que guardavam lá no fundo junto com o rodo e a vassoura. Tô com uma inveja branquinha, branquinha do sucesso alheio...
Bjuuuuu
kkkk adorei martinha.
ResponderExcluireu simplesmente shippei loucamente o casal twi com o cristian e a ana. não deu pra não fazer..adorei o livro tbm, nossa as citações dela da deusa interior são fodhasticas..ri parkas.
Martinha,
ResponderExcluirComecei o livro e parei, não sei se é a versão que estou lendo, mas achei muito mal escrito, de dar raiva, mas depois de sua divagação vou assimilar a raiva e me jogar.
Beijos e adorei
vai fundo, Cintia e cai dentro do livro! tu vai gostar...e o \bdsm eh light light...eita povo que nunca leu Maya Banks...hahahaha...
ResponderExcluirbjuuuuu
Martinha como sempre você consegue dizer tudo que passa na minha cabeça. Parece que voce entende todas nos . Tudo o que falou do livro é semelhante o que eu senti quando li.Bjs
ResponderExcluirAh, que bomque vc sesente assim, kirida...eu me sinto super interligada com vcs tb....e somos do mesmo universo de loucas leitoras neh? Logo, a gente se entendebem...hahahaha...bju p vcs...
ResponderExcluirE parrm com o preconceitp com a primeira pessoa na narrativa!!!
Uuiaa! Vou já procurar pra ler... Semelhanças com Twilight::: daí eu já gostei! Bjuu
ResponderExcluirÓtima divagação, Martinha!
ResponderExcluirJá queria ler a trilogia por conta de todo bafafa em torno dela. Como adoro a saga crepúsculo dos livros e adoro narrativa na primeira pessoa, minha vontade triplicou! Mas não dou conta de TM. Mas também não quero ler o primeiro e esperar pelos outros dois. Então só me resta esperar pela gentileza das meninas. Não vejo a hora!! Beijos!
Martinha eu não ia ler o livro, porém após sua divagação vou correndo ler... Só você mesmo pra pirar minha cabeça mais ainda.. kkk.. Beijos!!
ResponderExcluirHum... Ainda não estou sentindo aquele "comichão", mas assim que bater uma vontadezinha maior vou encarar, os 50 tons de roxo foi um incentivo muito bom rs.
ResponderExcluirA história parece com Twilight porque começou como uma fanfic de Twilight chamada Master of the Universe. A autora mudou os nomes e alguns detalhes como cor de olhos, cabelos,etc e lançou o livro.
ResponderExcluirMartinha, só uma profissional conseguiria notar todas estas semelhanças, lógico que eu tb notei algumas, eu ri em vários momentos lembrando da Bela e do Edward.
ResponderExcluirEu me apaixonei por Christian Grey, acabei de ler a trilogia e já estou em depressão pós livro.
Também não achei o livro tão forte, já li livros mto mais pesados,este livro tem mto mais romance baunilha, do que BDSM.
Martinha, como toda semana, adorei; voce não conhece a palavra superação, pois voce inova e trascende a cada semana. Eu ainda não li o 50 Tons, mas pergunto...........o que estes repórteres querem que a gente leia????????????????????????????????????????????????????????????????????????????o que eles pensam, se pensam!!!!!!!!eu já li todos os CLÁSSICOS, hoje, leio por divertimento, aaaaaaaaaaaaaaadoro tudo, hot, sobrenatural, histórico, contemporâneos, livros de banca,adorei a Saga Crepúsculo, não o filme. Por causa de pessoas destes tipos, os ditos repórteres da Veja e Época é que temos nossos amados livros, censurados e cortados. Por favor, senhores repórteres leiam, entre em nosso mundo antes de escrever,não sejam nossa Inquisição. Hoje estou brava. Beijos. Fernanda Dias.
ResponderExcluirMartinha não é nenhuma coincidência as semelhanças com Crepúsculo, até porque o livro anteriormente era uma Fanfiction baseada na saga, então não é motivo para susto as semelhanças.
ResponderExcluirSegundo minhas informações o livor primeiramente se chamava "master of Universe" uma coisa assim, não me lembro com precisão o nome, e era postado em um site de fanfics para os fãs da saga ese tornou bastante comentando.
A autora aproveitou e transformou a fanfic em livro em uma produção independente. De inicio parece que saiu apenas na Austrália, mas ganhou destaque nas redes sociais e as outras editoras acabaram se interessando pelo livro.
Sei mais algumas coisas também, só que sobre os outros dois livros da série, mas se eu comentar vira um pequeno spoiler e acho que vou deixar o pessoal curioso.
Dada, eu vou spoilar a doidado na minha proxima divagaçao...hehehe...to terminando de ler o tres exatamente p fazer isso...hiihihih...depois vc me conta tuuuuudoooo!!!
ResponderExcluirBjuuuu
Eu não li os três ainda... Mal terminei o primeiro kkk! Mais como eu não sou nada curiosa (crente q tó enganando alguém aqui kkk)eu fui em diversos sites de resenhas nos mais diversos idiomas ( meu curso de inglês e o google ajudaram bastante) e extrai cada mínima informação possível sobre os próximos livros!
ExcluirBujus Hadassa M. V.
quando aparece o pai Carrick eu logo pensei no Carlisle.....ai..ai..ai..mas gostei dos livros deu uma vontade de ler um livro apenas com Elliot e Kate ( eita Elliot/Emmett, Carrick/Carlisle) acho que vou fazer um fanfic do Tapete Vermelho....kkkk brincadeirinhaaaaaaaaaaaa..bjs
ResponderExcluirkkkkkkkkk morri ...
ResponderExcluirMinha parte favorita:
Só faltou eu ler uma frase no livro: "Sobre três coisas eu tinha certeza absoluta: primeiro, Christian era um Dom. Segundo, havia uma parte nele – e eu não sabia quão intensa essa parte poderia ser – que tinha sede pelo meu sangue. Terceiro, eu estou incondicional e irrevogavelmente apaixonada por ele." ( mudem a parte do sangue para "dar umas palmadas no meu traseiro" ou "pelo meu couro").
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk assim vc me mata menina essa foi muito boa!!
Quando eu peguei 50 tons de cinza, fiquei muito tempo sem vontade de ler.Um dia muuuuuito entediada comecei...E adorei!!! Fiquei sem entender o motivo de tanta gente n gostar...Lendo este blog entendi.O fato é que eu NÂO li , nem sei muita coisa sobre crepúsculo, por isso, n fiz comparações e amei a trilogia 50 tons.
ResponderExcluir