O mal súbito
Okay. Atendendo a mais um pedido solicitando uma divagação específica, cá estou eu para divagar sobre mais um assunto polêmico e um tanto quanto conturbado em nosso meio literário.
Vejam bem…os livros que lemos, desde os históricos aos contemporâneos, passando por todos os segmentos literários, apresentam uma situação peculiar e muito interessante. Os desmaios das mocinhas.
Vejam bem…quando desmaiamos, praticamente não percebemos que o evento vai ocorrer. Quando ele ocorre, ocorreu. Você acorda com alguém te abanando, meio desorientada e tchururu.
No entanto, as mocinhas dos nossos livros, normalmente quando vão desmaiar, conseguem de alguma forma, cair de maneira delicada e sutil, um lance cinematográfico e romântico. E quase sempre nos braços dos seus heróis.
É um quadro interessante se você parar pra perceber este detalhe. Elas nunca se estrebucham no chão. Elas sempre caem como folhas ao vento, planando e causando comoção.
Pois bem. Vamos lá à explicação plausível de zonzeira, tontura e desmaio ou síncope.
Uma tontura vem de maneira singular e praticamente a pessoa que a sente percebe o momento do mal estar. Dá tempo então de dar uns passinhos básicos para o lado, se achegar numa parede, ficar na reta de um sofá, ou se aproximar do objeto másculo que está ali ao alcance.
Os desmaios, síncopes ou mal súbito são coisas diferentes. Já ouviram fala”r na expressão “deu tilt” ? pra dizer que alguém está dando pane geral no sistema, rolou um curto circuito básico? entonces…o termo vem de um exame chamado Tilt Test, que classifica e diagnostica se a pessoa tem síncope ou não. Síncope é uma condição cardíaca, normalmente gerada por stress, que faz com que o cérebro, sempre muito inteligente, desligue seu sistema quando recebe uma baixa quantidade de oxigênio, por conta de uma má circulação sanguínea, fazendo com que a pessoa desfaleça e caia para que fique na posição horizontal, possibilitando assim que o sangue chegue aonde deveria chegar.
Okay. Hellooooo…o cérebro é espertalhão, mas nem tanto, caras amigas. Ele não permite que suas sinapses articulem entre si e dialoguem : “oi querida…tudo bem? estou percebendo que vamos cair e você? “ “Nossa…também senti essa sensação…que tal colocarmos o corpo desta criatura que logo estará flácida bem diante daquele homem maravilhoso e com braços fortes? “.
Queridas…nananinanão. Isso não acontece. Então, num desmaio verdadeiro, a criatura não tem como saber se vai despencar como uma jaca podre, em um leito cheio de plumas.
Fora o fato de que o corpo quando perde os sentidos fica muito mais pesado do que o normal para uma pessoa segurar. Já ouviram falar em peso morto? Sinistro, né?
Acreditem em mim. Eu tenho síncope. Trato da maldita, porque já tive esse mal súbito e é uma bosta. Em um momento você está de pé, linda e leve comprando umas bijouxs de boa…no outro, você acorda no chão com dois rostos preocupados na tua frente, uma abanando e outra com água gotejando no rosto. E a pergunta que sempre me faço: Como eu caí? Tipo…caí linda e leve? ou despenquei como uma tonelada quase quebrando o chão? Alguém segurou meu corpinho sexy ou eu vou receber uns hematomas mais tarde quando eles derem as caras?
E aí eu digo…as mocinhas literárias sempre dão a sorte de estarem ali…nos braços do ser amado. Eu vou ter que confessar que aaaaaamoooooo livros onde as mocinhas desmaiam de choque, surpresa, pânico, medo, tensão e etc. E quando elas desmaiam e logo em seguida descobrem que estão grávidas??? isso é lindo demais!!! Suuuper romântico. Porém, na íntegra? os desmaios nem sempre são sexies e líricos como os descritos em nossos livros maravilindos.
Já repararam nos desmaios? O que você achou? Você já desmaiou alguma vez na sua vida? Qual foi a sensação?
Conta pra mim!!! Adoro catalogar essas coisas para divagações itinerantes!
Bjuuu
P.S. Não consegui encontrar nenhuma imagem clássica das mocinhas prestes a desmaiar. Sabe aquela em que a mocinha coloca a mão na testa e faz o “oh”? essa…hahahaha…
Mas consegui uma cena básica da atriz Marina Ruy Barbosa na novela Império. desmaiando ao ver o Comendador vivinho da silva.
Oi? Boneca de pano total…hahahahah
É Martinha desmaiar deve ser fácil, o que é difícil é o mal estar anterior a sensação de desmaio pois pra mim foi literalmente a morte nem um pouco romântico suei feito um porco cruz credo!
ResponderExcluirÉ Martinha desmaiar deve ser fácil, o que é difícil é o mal estar anterior a sensação de desmaio pois pra mim foi literalmente a morte nem um pouco romântico suei feito um porco cruz credo!
ResponderExcluirkkkkkkk, e sempre acontece esses males súbitos com as mocinhas, já é praxe acontecer isso.
ResponderExcluirNunca desmaiei e nem quero, acho um horror.
Uma amiga minha já desmaiou de fome e que sentiu muito mal e não se lembrava do desmaio.